sexta-feira, 27 de março de 2009

Orfeu da Conceição

A minha classe, 12º ano ou 3º ano, vai apresentar uma peça muito conhecida pelos adoradores da bossa nova: Orfeu da Conceição.

SINOPSE:
Orfeu é um sambista que mora no morro, onde sua música encanta a todos. É desejado pelas mulheres e invejado pelos homens. No carnaval apaixona-se por Eurídice, e o amor do casal desperta um forte ciúme em Mira, ex-namorada de Orfeu e em Aristeu, um homem apaixonado por Eurídice, que acaba por assassiná-la.
Com a morte de sua amada, Orfeu percorre os caminhos do inferno na tentativa de reencontrá-la, mas sua loucura transforma a vida de todos no morro.

SOBRE A MONTAGEM:
Orfeu da Conceição foi um marco na história do teatro brasileiro. Foi a primeira vez que um negro pisou no palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, gosto ousado para a década de 1950, além de dar inicio a uma importante parceria que marcaria a música popular brasileira, o encontro de Vinicius de Moraes e Tom Jobim.
O texto também fez história no cinema sob a direção do francês Marcel Camus, que conquistou, em 1959, a Palma de Ouro no Festival de Cannes e o Oscar de melhor filme estrangeiro. Mais recentemente voltou às telas com uma adaptação de Cacá Diegues intitulada apenas Orfeu, evidenciando o constante interesse de artistas em retomar os conteúdos inesgotáveis das páginas desta obra.
A peça é uma sólida ponte entre o mito grego de Orfeu e o morro carioca - e todos os outros morros e favelas que marcam a paisagem urbana contemporânea - ligando não apenas o tempo, mas a história do homem, adquirindo uma universalidade que escapa a datas e épocas.

ELENCO:
André Lameira, Ana Lúcia Veiga, Bruno Della Santa, Carolina Porciúncula, Cecília Romagnoli, Cecília Guida, Estevão Camargo, Giuliano Capeletto, Iara Belton, Ivan Guerrazzi, Isabela Ximenes, Julia Schiavo, Luiza Ferrete, Marcela Balieiro, Natasha Belfort, Rafael "Ryan" Politano, Rafaela Mendes, Rodrigo Terribas Saraiva, Ruth Lyra Espinosa, Tamyris Oliveira, Wilson Farias Ribeiro

Dias 2, 3 e 4 de abril às 21h00
5 de abril, às 20h00

Para ver o mapa de como chegar, visite site: http://www.micael.com.br/novo/

Declaração de ausência

Não foi de proposito a minha ausência. Estou fazendo teatro na minha escola, e já apresento semana que vem! Então imagina a correria... a partir de hoje (sexta) nós ficamos (eu e a minha classe) das 14 às 22h ensaiando! Mas vale à pena, estou gostando muito e eu acho que a peça vai ficar muito boa!

A peça se chama ORFEU DA CONCEIÇÃO... no próximo post eu explico mais!

domingo, 8 de março de 2009

Buquê de Presságios


De tudo, talvez, permanece
o que significa.
O que
não interessa. De tudo, quem sabe,
fique aquilo
que passa. Um gerânio de aflição.
Um gosto
de obturação na boca.
Você de cabelo molhado
saindo do banho.
Uma piada. Um provérbio.
Um buquê de presságios.
Sons de gotas na torneira da pia.

Tranqueiras líricas
na velha caixa de sapatos.
De tudo, talvez, restem bêbadas anotações no guardanapo.
E aquela música linda
que nunca toca no rádio.

Por Marcelo Montenegro.
Ilustração: Eduardo Recife.